O primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph, declarou estado de sítio no país após o assassinato do presidente Jovenel Moise.
O primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph, declarou estado de sítio no país após o assassinato do presidente Jovenel Moise.| Foto: Orlando Barría/Agência EFE/Gazeta do Povo

Após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, o primeiro-ministro interino do Haiti, Claude Joseph, se comprometeu a realizar eleições "inclusivas e confiáveis" em setembro, conforme calendário eleitoral estabelecido pelas autoridades do país. A promessa foi feita em uma conversa por telefone com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, na noite desta quarta-feira (7).

"O Chefe do Governo compromete-se a dialogar com os líderes da oposição e outros atores para apaziguar o clima sociopolítico e facilitar a realização de eleições inclusivas e credíveis de acordo com o calendário estabelecido pelo Conselho Eleitoral Provisório", disse Joseph em um comunicado publicado em sua conta no Twitter logo após o telefonema com o secretário americano.

Mais cedo, o gabinete do primeiro-ministro tinha informado que Joseph estava em contato com um "grupo central" para discutir a "situação política" gerada pela morte de Moïse, dizendo também que o "Chefe do Governo quer assegurar aos parceiros da comunidade internacional que tem o controle da situação e que, sob a sua presidência, o Conselho de Ministros garante a continuidade do Estado". Logo após a morte do presidente, Joseph declarou estado de sítio, que deve durar 15 dias.