Prisões dos EUA registram mais de 50 mil infectados por coronavírus
| Foto: AFP

O número de infectados pelo novo coronavírus nas prisões dos Estados Unidos chegou a 52,6 mil no fim de junho, segundo levantamento do Marshall Project, organização sem fins lucrativos que monitora o sistema de Justiça Criminal do país. Desse total, há registro de ao menos 35,7 mil recuperados, enquanto o número de mortes confirmadas é de 616. Entre os funcionários das instituições penitenciárias, há 11,2 mil casos diagnosticados da Covid-19 e 43 mortes em decorrência da doença.

Desde o início da pandemia, as prisões têm sido motivo de preocupação específica das organizações de direitos humanos devido à necessidade de distanciamento social e pelo receio de que surtos da doença em unidades lotadas possam afetar as comunidades vizinhas às prisões, por conta do alto fluxo de funcionários e fornecedores (de comida, por exemplo). Os EUA têm a maior população carcerária do mundo em números absolutos, com aproximadamente 2,1 milhões de pessoas atrás das grades.

Até o dia 30 de junho, apenas Havaí e Wyoming não haviam registrado casos de coronavírus entre os prisioneiros detidos nesses estados. Novos casos da doença nas penitenciárias tinham começado a cair nas últimas semanas, até que no fim de junho foram registrados novos surtos de coronavírus no Arkansas, Califórnia e Texas.

O estado de Ohio, no Meio-Oeste dos EUA, lidera o número de mortes de detentos por Covid-19, com 86 vidas perdidas até o fim de junho.