O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan
O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan| Foto: EFE/David Morales Urbaneja

O procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, visitou a Ucrânia nesta quarta-feira (16) e realizou uma reunião por teleconferência com o presidente Volodymyr Zelensky. Eles concordaram em fazer todo o possível para "proteger a população civil".

"Tive o prazer de ter importantes trocas com o presidente (Zelensky) enquanto estive no país; concordamos que todos os esforços são necessários para garantir que o direito internacional humanitário seja respeitado e para proteger a população civil", disse o jurista britânico, em uma mensagem no perfil oficial do Tribunal no Twitter.

A visita ocorreu duas semanas depois que o gabinete do Procurador de Haia anunciou a abertura de uma investigação sobre crimes de guerra e crimes contra a humanidade na Ucrânia, o que levou ao destacamento de uma equipe de investigadores "na região", disse Khan, na semana passada.

O Ministério Público abriu, no último dia 11, um portal na internet para que as vítimas possam entrar em contato com o tribunal e enviar provas, como material gráfico ou audiovisual, de crimes de guerra ou crimes contra a humanidade.