Proposta de lei na Argentina pretende obrigar restaurantes de Buenos Aires a servir opções veganas
| Foto: BigStock

Na Argentina, uma deputada apresentou um projeto de lei para que os restaurantes e bares de Buenos Aires ofereçam obrigatoriamente opções veganas em seus cardápios, noticiou o La Nación. A deputada Laura Velasco (da coalizão Frente de Todos) disse que busca com a iniciativa fazer com que os estabelecimentos passem a ter mais opções de pratos que não contenham ingredientes de origem animal para que as pessoas que optam por essa alimentação "não se vejam obrigadas a conformar-se com os acompanhamentos de pratos elaborados com algum tipo de carne ou a consumir as muito poucas opções que hoje são oferecidas".

"Este projeto não busca promover a dicotomia entre carne e verduras, mas sim aumentar as entradas, pratos, bebidas e sobremesas veganos e vegetarianos nos cardápios", disse a deputada. A proposta estabelece que todos os estabelecimentos gastronômicos privados portenhos "deverão incorporar comida vegana em seus menus em cada seção do cardápio que possuam", e que esses itens não podem custar mais caro do que o seu equivalente não vegano. Como incentivo, o projeto de lei propõe um sistema de benefícios de redução de impostos.

Segundo o La Nación, um estudo realizado no ano passado aponta que na Argentina 12% da população são veganos ou vegetarianos - mais de 5 milhões de habitantes.