protesto cuba madri
Manifestação em Madri, na Espanha, insta o governo cubano a não reprimir violentamente as manifestações pacíficas em Cuba.| Foto: Fernando Villar/Agência EFE/Gazeta do Povo

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) vão falar nesta segunda-feira (12) sobre a situação em Cuba após protestos de milhares de pessoas no domingo, que resultaram em centenas de detidos e confrontos com apoiadores do líder cubano Miguel Díaz-Canel. O anúncio foi feito pelo alto representante para a Política Externa da UE, Josep Borrell, em declarações à imprensa em sua chegada à reunião presencial em Bruxelas.

"Sabemos que estão ocorrendo importantes manifestações em Cuba e em outras partes do mundo em decorrência de cortes nos sistemas de comunicação. Certamente faremos comentários sobre o assunto", informou à imprensa o chefe da diplomacia europeia.

Milhares de cubanos saíram às ruas ontem em várias cidades do país para protestar contra o governo gritando "liberdade!", em um dia sem precedentes que resultou em centenas de prisões e confrontos após Díaz-Canel ordenar a presença de seus apoiadores nas ruas para confrontar os manifestantes.