Manifestante e policial em confronto
Hong Kong entrou no 12 fim de semana seguido de protestos com mais um ato violento| Foto: LILLIAN SUWANRUMPHA/AFP or licensors

As ruas de Hong Kong voltaram a ser palco de protestos neste sábado (24), marcando o 12° fim de semana seguido de atos. De acordo com o canal de notícias CNN, dezenas de manifestantes tomaram o distrito de Kwun Tong inflamados por uma decisão do governo de instalar dezenas de "postes de iluminação inteligente" na região central do território - o que a população acusa funcionar como um novo mecanismo de vigilância do governo chinês.

Ao contrário do protesto pacífico da noite de sexta-feira (23), quando manifestantes formaram um cordão humano em pedido por mais liberdade, o ato deste sábado teve grande intervenção policial e uso constante de bombas de gás lacrimogêneo. Contra agentes de segurança, foram atiradas pedras e bombas à base de gasolina.

Os protestos em Hong Kong começaram contra um projeto de lei que permitiria extradições à China, mas que foi anulado pelo governo. Hoje, a população segue nas ruas com bandeiras de mais liberdade e menos influência de Pequim nas decisões político-administrativas do território.