Membros dos Proud Boys chutam manifestante do Antifa durante protesto contra o resultado das eleições presidenciais americanas em Washington, 12 de dezembro
Membros dos Proud Boys chutam manifestante do Antifa durante protesto contra o resultado das eleições presidenciais americanas em Washington, 12 de dezembro| Foto: Stephanie Keith/ Getty Images/ AFP

Grupos que alegam que a eleição presidencial americana de novembro foi roubada do presidente Donald Trump realizaram protestos em várias cidades dos Estados Unidos no sábado (13). Em Washington, as manifestações terminaram em violência.

Integrantes do grupo pró-Trump Proud Boys e manifestantes do movimento esquerdista Antifa entraram em confrontos na noite de sábado. A polícia usou gás de pimenta contra manifestantes dos dois lados para encerrar os conflitos, segundo a imprensa americana.

Durante o dia, a polícia, com equipamentos anti-choque, conseguiu manter os grupos separados com bloqueios nas ruas, mas à noite, grupos menores circularam nas ruas e promoveram brigas. Segundo o Washington Post, pelo menos quatro pessoas foram esfaqueadas em um ponto de concentração do grupo nacionalista Proud Boys. As vítimas foram hospitalizadas, informou o porta-voz do Corpo de Bombeiros da capital americana. Ainda não era possível saber a qual grupo pertenciam os agressores e os feridos.

A polícia de D.C. afirmou que 23 pessoas haviam sido detidas até as 21 horas do sábado, incluindo dez acusadas de agressão, seis por agredir policiais, quatro por tumulto e uma que portava ilegalmente uma arma de choque. Dois policiais foram hospitalizados com ferimentos moderados sofridos durante os confrontos. Ao todo, oito pessoas foram feridas, incluindo as quatro vítimas de esfaqueamento e os dois policiais, disse a polícia.