Caças holandeses interceptam aviões russos perto da Polônia
Presidente russo, Vladimir Putin.| Foto: EFE/EPA/MIKHAEL KLIMENTYEV/SPUTNIK/KREMLIN

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que a Otan está tentando criar um eixo global semelhante ao da Alemanha nazista com a Itália e o Japão na década de 1930, uma aliança que levou à Segunda Guerra Mundial. A declaração foi feita durante uma entrevista de Putin para a TV estatal russa, divulgada neste fim de semana.

O presidente russo lembrou que, de acordo com o novo conceito de aliado aprovado em 2022, a Otan pretende “desenvolver relações com os países da região da Ásia-Pacífico”, que incluiria Nova Zelândia, Austrália e Coreia do Sul. "E eles garantem que vão criar uma Otan global. Mas o que é isso? No início do ano o Reino Unido e o Japão, se não me engano, farão um acordo (...) para estabelecer contatos e desenvolver vínculos no campo militar. Por tudo isso, ‘os analistas ocidentais’, e não nós, dizemos que o Ocidente começa a construir um novo eixo semelhante ao levantado na década de 1930 pelos regimes fascistas da Alemanha, Itália e do Japão militarista”, declarou o autocrata russo.

Na mesma entrevista, Putin negou que Rússia e China estejam forjando uma "aliança militar", mas reconheceu que existe cooperação no campo técnico-militar. "Não estamos escondendo nada. É tudo transparente, não há nada secreto (...), vamos fazer exercícios militares. Lá, não só com a China, mas também com outros países continuamos a realizá-los apesar de dois acontecimentos em Donbass, Zaporizhzhya e Kherson”.