De Moscou, Snowden fala por videoconferência durante evento em Nova Iorque, em 2016: ex-analista da CIA havia recebido asilo político na Rússia em 2013 e autorização de residência permanente em 2020
De Moscou, Snowden fala por videoconferência durante evento em Nova Iorque, em 2016: ex-analista da CIA havia recebido asilo político na Rússia em 2013 e autorização de residência permanente em 2020| Foto: EFE/Justin Lane

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu nesta segunda-feira (26) a cidadania do país ao ex-analista da CIA Edward Snowden, de acordo com decreto publicado no portal de informação legal da administração pública nacional.

O americano, de 39 anos, recebeu asilo político no território russo em 2013 e está entre os estrangeiros que receberam nesta segunda-feira o passaporte da antiga república soviética por decisão do chefe de Estado.

Snowden havia recebido autorização de residência permanente em outubro de 2020 e teve o primeiro filho com a mulher, Lindsay Mills, em dezembro daquele ano. Segundo a legislação russa, por ter nascido na Rússia, a criança já obteve, automaticamente, a cidadania do país.

O ex-analista da CIA fugiu dos Estados Unidos após revelar, em 2013, detalhes de programas de espionagem americanos e é procurado desde então pela Justiça do país natal. Atualmente, além de escrever livros, Snowden trabalha como consultor e oferece videoconferências sobre as tecnologias da informação, seus riscos e ameaças.