Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ameaça

Putin diz que não fará “caridade” e suspenderá contratos de gás se países não pagarem em rublos

Putin disse nesta quinta-feira (31) que suspenderá os contratos de fornecimento de gás se os países considerados "hostis" não pagarem o combustível em rublos. (Foto: EFE/EPA/SERGEY GUNEEV/KREMLIN POOL/SPUTNIK)

Ouça este conteúdo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (31) que suspenderá os contratos de fornecimento de gás se os países considerados "hostis" não pagarem o combustível em rublos e não abrirem uma conta em moeda nacional russa no banco Gazprombank.

"Assinei um decreto que estabelece as regras para o comércio de gás natural russo com os chamados países hostis" que entrará em vigor em 1º de abril. "Oferecemos a esses países um mecanismo claro e transparente: para comprar gás natural da Rússia, devem abrir contas em rublos em bancos russos. Os pagamentos pelo gás fornecido serão feitos a partir dessas contas a partir de amanhã", disse.

O presidente ainda afirmou que a Rússia não fará "obras de caridade" em relação ao fornecimento de gás para a Europa e outros países. "Se tais pagamentos não forem feitos, consideraremos isso como uma inadimplência dos compradores com todas as consequências decorrentes", alertou. "Ninguém nos vende nada de graça e também não fazemos obras de caridade. Isso significa que os contratos existentes (em caso de não pagamento do gás em rublos) serão suspensos", frisou ele.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.