Putin disse nesta quinta-feira (31) que suspenderá os contratos de fornecimento de gás se os países considerados “hostis” não pagarem o combustível em rublos.
Putin disse nesta quinta-feira (31) que suspenderá os contratos de fornecimento de gás se os países considerados “hostis” não pagarem o combustível em rublos.| Foto: EFE/EPA/SERGEY GUNEEV/KREMLIN POOL/SPUTNIK

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (31) que suspenderá os contratos de fornecimento de gás se os países considerados "hostis" não pagarem o combustível em rublos e não abrirem uma conta em moeda nacional russa no banco Gazprombank.

"Assinei um decreto que estabelece as regras para o comércio de gás natural russo com os chamados países hostis" que entrará em vigor em 1º de abril. "Oferecemos a esses países um mecanismo claro e transparente: para comprar gás natural da Rússia, devem abrir contas em rublos em bancos russos. Os pagamentos pelo gás fornecido serão feitos a partir dessas contas a partir de amanhã", disse.

O presidente ainda afirmou que a Rússia não fará "obras de caridade" em relação ao fornecimento de gás para a Europa e outros países. "Se tais pagamentos não forem feitos, consideraremos isso como uma inadimplência dos compradores com todas as consequências decorrentes", alertou. "Ninguém nos vende nada de graça e também não fazemos obras de caridade. Isso significa que os contratos existentes (em caso de não pagamento do gás em rublos) serão suspensos", frisou ele.