referendo rússia
Russos votam no referendo sobre reforma constitucional| Foto: OLGA MALTSEVA / AFP

O presidente russo Vladimir Putin está prestes a conquistar uma vitória no referendo sobre a reforma constitucional do país. Resultados preliminares divulgados pela comissão eleitoral da Rússia às 15h (9h em Brasília) desta quarta-feira (1º) indicam que 74,5% dos russos votaram a favor de uma série de mudanças na constituição de 1993.

Os dados representam a apuração de urnas no extremo leste do país, onde a votação já acabou. Segundo o jornal Moscow Times, observadores criticaram o órgão eleitoral por divulgar os resultados parciais sem que o referendo tivesse sido concluído em todo o país. O comparecimento de eleitores, até agora, é de 60%. A votação iniciou em 24 de junho e termina hoje. Putin declarou 1º de julho feriado nacional para encorajar a população a participar do referendo.

A reforma constitucional, proposta pelo Kremlin, dará a Putin a oportunidade de concorrer a outros dois mandatos presidenciais de seis anos, possibilitando que fique no poder até 2036, já que sua atual gestão só termina em 2024. Além disso, as novas emendas, já aprovadas pelo legislativo e pelo judiciário, tornarão a Constituição russa mais conservadora, com a proibição do casamento gay e menções à Deus e à Igreja Ortodoxa, e garantirão o reajuste de aposentadorias.