O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com líderes da Duma Estatal Russa, a câmara baixa do parlamento e chefes de facções parlamentares no Kremlin em Moscou, Rússia, 07 de julho de 2022.
O presidente russo, Vladimir Putin, participa de uma reunião com líderes da Duma Estatal Russa, a câmara baixa do parlamento e chefes de facções parlamentares no Kremlin em Moscou, Rússia, 07 de julho de 2022.| Foto: EFE/EPA/ALEXEI NIKOLSKY

O presidente russo, Vladimir Putin, começa a visita ao Irã nesta terça-feira (19), com o objetivo de aprofundar os laços com líderes da região. A viagem do líder russo acontece logo após a ida do presidente americano, Joe Biden, ao Oriente Médio, sem grande sucesso nas negociações.

Em sua segunda viagem ao exterior desde que tanques russos invadiram a Ucrânia em fevereiro, Putin deve ter reuniões com o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, sobre as questões prementes que a região enfrenta, incluindo os conflitos na Síria e os que envolvem a ONU.

À medida que o Ocidente impõe sanções à Rússia e a dispendiosa campanha se arrasta, Putin procura reforçar os laços com Teerã, alvo de severas sanções dos EUA e potencial parceiro militar e comercial. Nas últimas semanas, autoridades russas visitaram um aeródromo no centro do Irã pelo menos duas vezes para revisar os drones com capacidade de armas de Teerã para possível uso na Ucrânia, conforme alegou a Casa Branca.