Palácio de Buckingham justificou que monarca vem enfrentando problemas de mobilidade; nas outras duas vezes em que deixou de participar da cerimônia, ela estava grávida
Palácio de Buckingham justificou que monarca vem enfrentando problemas de mobilidade; nas outras duas vezes em que deixou de participar da cerimônia, ela estava grávida| Foto: EFE/EPA/NEIL HALL

O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (9) que a rainha Elizabeth não participará da Cerimônia de Abertura do Parlamento britânico, o que não acontecia desde 1963.

No evento, que marca formalmente o início de uma sessão do Legislativo do Reino Unido, a monarca tradicionalmente faz um discurso, que desta vez será proferido pelo príncipe Charles, nesta terça-feira (10).

Elizabeth, de 96 anos, vem enfrentando problemas de mobilidade, que a obrigaram a cancelar várias aparições públicas recentemente. Monarca britânica desde 1952, ela só havia deixado de participar da cerimônia outras duas vezes, em 1959 e 1963, quando estava grávida.