Pedestre usando máscara de proteção contra o coronavírus passa por lojas fechadas na Oxford Street, centro de Londres, durante terceiro lockdwon nacional no Reino Unido, 15 de janeiro
Pedestre usando máscara de proteção contra o coronavírus passa por lojas fechadas na Oxford Street, centro de Londres, durante terceiro lockdwon nacional no Reino Unido, 15 de janeiro| Foto: Tolga Akmen / AFP

O primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson, informou nesta sexta-feira que irá fechar todos os corredores de viagem do país a partir da madrugada da próxima segunda-feira, 18, para impedir que novas variantes ainda desconhecidas do novo coronavírus entrem em território britânico. A medida terá efeito em todos os países da nação insular.

Qualquer pessoa que for entrar no país deverá provar que testou negativo para Covid-19 nas 72 horas anteriores à chegada ao Reino Unido, disse Johnson, adicionando que quem se negar a cumprir as medidas poderá ser multado. Após a chegada, viajantes deverão ainda cumprir um período de 10 dias de quarentena. Além disso, o premiê informou que a segurança será reforçada dentro do Reino Unido e nas suas fronteiras.

De acordo com Johnson, o governo britânico não deve relaxar as medidas restritivas até que os mais vulneráveis sejam imunizados e as vacinas tomem efeito para diminuir os números de casos, mortes e hospitalizações por coronavírus. "Não podemos adquirir uma falsa impressão de segurança", alertou o premiê. O governo britânico fará uma revisão das restrições adotadas no dia 15 de fevereiro, data que o gabinete de Johnson estima que terá vacinado a maior parte dos cidadãos que são parte dos grupos de risco da Covid-19.