economia reino unido
Economia do Reino Unido contraiu 20% no segundo trimestre| Foto: DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP

A economia do Reino Unido encolheu 20,4% no segundo trimestre ante os três meses iniciais de 2020, a maior contração do PIB na história do país e a pior recessão entre as grandes economias mundiais em tempos de pandemia.

A retração é resultado das medidas de isolamento adotadas para conter a disseminação da Covid-19, segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (12) pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) do país. O resultado, porém, ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam queda de 21,4% do PIB no período. Na comparação anual, o PIB britânico apresentou retração de 21,7% entre abril e junho.

O desempenho econômico do Reino Unido foi o pior entre países desenvolvidos. Em termos anualizados, a economia britânica diminuiu 59,8% no segundo trimestre. No mesmo intervalo, Estados Unidos e Alemanha perderam cerca de 10% de sua produção, a Itália, 12%, a França, 14%, e a Espanha, 19%. Com quedas em dois trimestres seguidos, o Reino Unido entrou em recessão no fim de junho. No primeiro trimestre, o PIB britânico havia recuado 2,2% ante os últimos três meses de 2019. Desde que a pandemia começou, o Reino Unido registrou o fechamento de 730 mil postos de trabalho.