O presidente russo, Vladimir Putin, durante uma sessão anual de perguntas e respostas com transmissão ao vivo de televisão e rádio em toda a Rússia, em 2018.
O presidente russo, Vladimir Putin, durante uma sessão anual de perguntas e respostas com transmissão ao vivo de televisão e rádio em toda a Rússia, em 2018.| Foto: EFE/ EPA/MICHAEL KLIMENTYEV

A Rússia disse nesta quinta-feira (17) que tem os meios para cumprir suas obrigações financeiras e, portanto, descarta qualquer calote da dívida externa.

"Qualquer suspensão de pagamentos que hipoteticamente poderia ocorrer seria exclusivamente artificial", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em entrevista coletiva por teleconferência.

Peskov fez as declarações após o Ministério das Finanças russo ter confirmado o pagamento de US$ 117, 2 milhões em títulos de Eurobonds com vencimentos em 2023 e 2043.

Perguntado sobre se o pagamento pode ser visto como um sinal positivo de que o Ocidente não está disposto a tomar medidas excessivamente duras contra a Rússia, o porta-voz da presidência russa optou pela cautela. "Não vamos adivinhar a partir das borras de café o que o Ocidente está disposto a fazer", afirmou.