Moradores observam edifícios destruídos em Lysychansk após intensos combates na área de Luhansk, em 18 de junho
Moradores observam edifícios destruídos em Lysychansk após intensos combates na área de Luhansk, em 18 de junho| Foto: EFE/EPA/OLEKSANDR RATUSHNIAK

A Rússia afirmou ter assumido o controle da região de Luhansk, no leste da Ucrânia, neste domingo (3), com a tomada de Lysychansk, último reduto da resistência ucraniana na região. A Ucrânia não confirma a queda da cidade, que aproximaria Moscou de seu objetivo de tomar toda a região de Donbass.

Com a suposta vitória, a Rússia mudaria o foco da batalha para a região vizinha de Donetsk, com um território substancial ainda controlado pela Ucrânia.

O conselheiro do ministro da Defesa da Ucrânia, Yuriy Sak, disse à agência de notícias Reuters que "não pode confirmar que Lysychansk está sob controle total da Rússia". Autoridades ucranianas afirmam que a suposta “libertação” do território faz parte da conhecida propaganda de guerra russa, relatando intensas barragens de artilharia em áreas residenciais.

Moscou também acusa a Ucrânia de atacar a região russa de Belgorod, afirmando que quatro pessoas foram mortas neste domingo por fragmentos de um míssil ucraniano interceptado. A Ucrânia ainda não comentou o episódio.