Uma caixa de correio do Serviço Postal dos EUA.
Uma caixa de correio do Serviço Postal dos EUA.| Foto: AFP

O diretor-geral do Serviço Postal dos Estados Unidos, Louis DeJoy, afirmou nesta terça-feira (18) que vai suspender uma série de novas mudanças operacionais no sistema de correios do país e esperar as eleições presidenciais passarem para implementá-las novamente. Com a medida, DeJoy disse que pretende "evitar até mesmo a aparência de impacto no correio eleitoral".

Os democratas acusam essas mudanças de "degradar os padrões de entrega e atrasar as correspondências" e alegam que elas seriam capazes de prejudicar o voto por correio no país, que deve ser amplamente adotado no pleito deste ano devido à pandemia do novo coronavírus. O voto por correspondência é uma das principais polêmicas das eleições norte-americanas deste ano, visto que Trump considera que a modalidade é benéfica ao Partido Democrata e sujeita a fraudes.

Louis DeJoy é aliado do atual presidente e assumiu o Serviço Postal com a promessa de torná-lo mais eficiente, aumentando o escrutínio sobre as operações da empresa, impondo restrições sobre traslados e reduzindo a quantidade de postos de processamento de cartas. Há anos a empresa está mal financeiramente.