Soldados franceses no Mali
Arquivo: em 2 de fevereiro de 2013, um helicóptero Eurocopter Tiger pousa no aeroporto de Mopti, em Sevare, no Mali| Foto: Pascal GUYOT/AFP

Treze soldados franceses morreram em um acidente com dois helicópteros na noite desta segunda-feira (25), durante uma missão contra militantes jihadistas no Mali, comunicou o presidente da França, Emmanuel Macron. O Palácio Élysée não informou a causa do acidente. De acordo a agência France 24, houve uma colisão entre um helicóptero de ataque e um de transporte militar.

"Esses treze heróis tinham apenas um objetivo: nos proteger. Eu me curvo à dor de seus entes queridos e camaradas", escreveu Macron no Twitter.

Em 2013, a França enviou milhares de soldados para o Mali, depois que militantes ligados à al-Qaeda tomaram grandes porções do norte do país - que um ano depois foram retomadas pelo exército mali. Atualmente, 4.500 estão estacionados na região, incluindo também Mauritânia, Níger, Burkina Fasso e Chade, em uma campanha antiterrorismo. Há três semanas, um soldado francês foi morto por um ataque a bomba na fronteira leste do Mali. Segundo a BBC, 38 soldados franceses morreram no país africano desde o início da intervenção.