Suécia falhou na condução da pandemia, diz comitê parlamentar
A Suécia tem optado por restrições mínimas para conter a pandemia – não é obrigatório, por exemplo, o uso de máscaras no país| Foto: Ilustração Gazeta do Povo

A Suécia falhou em vários aspectos do enfrentamento à pandemia da Covid-19, disse o comitê constitucional do parlamento do país nesta quinta-feira (3). De acordo com os parlamentares, o governo de centro-esquerda do país nunca ordenou um bloqueio efetivo para conter as transmissões e se baseou principalmente em restrições voluntárias.

O comitê aponta, ainda, que o governo demorou para implantar um sistema de teste e rastreamento, falhou em proteger os idosos e não determinou linhas claras de responsabilidade entre as autoridades nacionais e locais.

"Está claro que a Suécia não estava suficientemente preparada antes [da pandemia] e podemos aprender com muitas das falhas subjacentes que foram identificadas", disse Hans Ekstrom, vice-presidente do comitê, à Reuters. A responsabilização pelos efeitos da pandemia tem crescido à medida que o país caminha para as eleições gerais em setembro de 2022.

A Suécia tem optado por restrições mínimas para conter a pandemia – não é obrigatório, por exemplo, o uso de máscaras no país. O número de contaminações e óbitos tem sido menor do que na maioria dos países europeus, porém maior do que entre seus vizinhos nórdicos – de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins, enquanto a Suécia possui taxa de 141,8 óbitos por 100 mil habitantes, a Finlândia possui taxa de 14,7 e a Noruega, 17,3.