Salman Rushdie em um evento em Cartagena, Colômbia, em janeiro de 2018.
Salman Rushdie em um evento em Cartagena, Colômbia, em janeiro de 2018.| Foto: EFE / Ricardo Maldonado Rozo

O americano suspeito de atacar o escritor Salman Rushdie em um evento no estado americano de Nova York na sexta-feira (12) foi indiciado por tentativa de homicídio. Hadi Matar tem 24 anos, é morador de Fairview, no estado de Nova Jersey, e está preso sem possibilidade de fiança.

De acordo com a promotoria do condado de Chautauqua, Matar também é investigado por suspeita de agressão em segundo grau. De acordo com o promotor Jason Schmidt, as investigações devem trazer respostas sobre o planejamento e a preparação do ataque contra o escritor. Dependendo do que for encontrado nessa etapa, novas acusações devem ser apresentadas contra Matar. Em uma audiência de acusação, realizada neste sábado, o advogado do suspeito disse que Matar se declarou inocente das acusações. Ele estava algemado e usava uma máscara branca e roupas de presidiário.

Salman Rushdie se preparava para dar uma palestra no Instituto Chautauqua quando houve o ataque. O escritor foi esfaqueado no pescoço e no torso, e após os primeiros socorros foi internado em um hospital da região. De acordo com o agente de Rushdie, o quadro de saúde dele é grave. O autor de “Versos Satânicos”, que foi ameaçado de morte pelo Irã após a publicação do romance, está respirando por aparelhos e corre o risco de perder um olho. Além disso, Rushdie também tem lesões no fígado e teve os nervos de um dos braços cortados.