Crianças usando máscaras de proteção deixam escola primária em Nova Taipé, Taiwan, 3 de março de 2020
Crianças usando máscaras de proteção deixam escola primária em Nova Taipé, Taiwan, 3 de março de 2020.| Foto: Sam Yeh / AFP

O ministro das Relações Exteriores de Taiwan, Joseph Wu, afirmou nesta quarta-feira (22) que as forças militares da China estão se preparando para atacar a ilha, localizada a cerca de 160 quilômetros ao Leste da costa chinesa. A China vêm intensificando exercícios militares nas proximidades do território, que Pequim considera seu. Além disso, foram registradas em junho oito ocorrências de aviões militares chineses que entraram no espaço aéreo de Taiwan sem autorização.

“Analisando a tendência de longo prazo, a China parece estar gradualmente aumentando sua preparação militar, especialmente pelo ar ou pelas águas próximas a Taiwan. O que a China está fazendo agora é continuar a reforçar sua prontidão para resolver a questão de Taiwan. A ameaça está aumentando”, afirmou Wu a repórteres, segundo informações da agência Reuters. A China considera Taiwan uma de suas províncias, enquanto o território se considera independente, adotando “República da China” como nome oficial, enquanto a porção continental se trata da “República Popular da China”.