Pessoas se banham em frente à Torre Eiffrel
Pessoas brincam em fonte perto da Torre Eiffel.| Foto: AFP

A França, que está desde segunda-feira sob uma massa de ar quente excepcional em razão de sua intensidade e sua precocidade, bateu o recorde de 45,9°C no Departamento de Gard, no sul, um dos quatro onde foi decretado o "alerta vermelho", o mais alto.

O recorde de calor, que bate o anterior de 44,1°C de agosto de 2003 no mesmo departamento, foi registrado às 16h20 (11h20 em Brasília) em Gallargues-le-Montueux, uma comuna situada entre Montpellier e Nîmes, detalhou o instituto meteorológico francês, Météo-France. O governo da França redobra as precauções para evitar um saldo similar ao de 2003, quando morreram 15 mil pessoas.

Na Itália, onde o termômetro também disparou esta semana, a imprensa informou a morte, ontem, de um operário de 60 anos que na véspera desmaiou enquanto trabalhava em um andaime em Rimini (nordeste). Na quinta-feira, um sem-teto de 72 anos foi encontrado morto perto de uma estação de trem de Milão, após ter sido vítima de insolação. Na península italiana, o calor é sentido especialmente no noroeste - 40°C no Piemonte e 39°C em Gênova.

Na Espanha, onde as temperaturas superaram os 40°C, um jovem de 17 anos que trabalhava no campo morreu depois de sofrer uma insolação. Um comunicado do governo regional informou que o jovem sentiu uma tontura na quinta-feira quando capinava grama e entrou na piscina da fazenda onde trabalhava, na localidade de Castro del Río. Ao sair da piscina, ele teve convulsões e foi levado para um hospital na cidade de Córdoba, onde morreu depois de passar por um procedimento de recuperação cardíaca.