Moradores das áreas baixas do Malecón de Havana são evacuados antes da chegada da Tempestade Tropical Elsa, hoje em Havana (Cuba).
Moradores das áreas baixas do Malecón de Havana são evacuados antes da chegada da Tempestade Tropical Elsa, hoje em Havana (Cuba).| Foto: Ernesto Mastrascusa/EFE

A tempestade tropical Elsa tocou o solo de Cuba ao meio-dia (horário local; 13h em Brasília) desta segunda-feira, na península de Zapata, na costa sul da província de Matanzas, informou o Instituto de Meteorologia (Insmet). Elsa se move a 22 km/h com ventos máximos sustentados de 100 km/h e deve permanecer no território cubano por oito horas, levando fortes chuvas às regiões ocidental e central.

Os prognósticos indicam que a tempestade sairá de Cuba nesta noite pela costa noroeste do país, entre as províncias de Artemisa, Havana e Mayabeque, que estão em fase de "alarme", a terceira do protocolo da Defesa Civil para lidar com fenômenos meteorológicos como ciclones.

De acordo com o boletim mais recente do Insmet, divulgado às 16h (em Brasília), o centro de Elsa estava 130 quilômetros a sudeste de Havana. As autoridades de Havana adotaram uma série de medidas para a situação de alarme, como abrigando pessoas que vivem em lugares propensos a inundações. O comércio está fechado desde o meio-dia, os serviços bancários estão suspensos e a circulação de veículos na capital está proibida, inclusive para os ônibus do transporte público.