Fotografia de satélite fornecida nesta sexta-feira pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos através do Centro Nacional de Furacões (NHC) mostra a tempestade tropical durante sua passagem pelo Caribe em direção à América Central
Fotografia de satélite fornecida nesta sexta-feira pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos Estados Unidos através do Centro Nacional de Furacões (NHC) mostra a tempestade tropical durante sua passagem pelo Caribe em direção à América Central| Foto: EFE/ NOAA-NHC

A tempestade tropical Colin, a terceira de 2022 no Atlântico, formou-se neste sábado (2), no interior do leste da Carolina do Sul, enquanto Bonnie, que no dia anterior atingiu a costa na América Central, agora está se movendo em direção ao Pacífico, onde se fortalecerá à medida que se desloca paralelamente às costas de El Salvador, Guatemala e México.

De acordo com a previsão do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o centro de Colin se moverá para nordeste ao longo das costas da Carolina do Sul e Carolina do Norte até o domingo (3) e depois emergirá sobre o Oceano Atlântico, onde se dissipará na segunda-feira (4). Colin tem ventos máximos sustentados de 65 km/h e está se movendo para nordeste a uma velocidade de apenas 13 km/h.

Já o centro de Bonnie tocou terra na sexta-feira (1º) à noite, em um ponto da fronteira entre Nicarágua e Costa Rica, no setor atlântico. O NHC advertiu para o risco de inundações e deslizamentos de terra devido às chuvas em ambos os países. Às 7h (hora local) em Miami, Bonnie estava a cerca de 80 km da Libéria, cidade na Costa Rica, e a cerca de 105 km a sudeste da capital da Nicarágua, Manágua. Tem ventos máximos sustentados de 65 km/h e está se movendo para oeste a 22 km/h.

As áreas costeiras da Costa Rica e da Nicarágua ainda estão sob alerta ou vigilância.