Dois homens vasculham os escombros de um edifício que caiu após terremoto de magnitude 6,8 em Elazig, leste da Turquia, 24 de janeiro de 2020
Dois homens vasculham os escombros de um edifício que caiu após terremoto de magnitude 6,8 em Elazig, leste da Turquia, 24 de janeiro de 2020| Foto: Demiroren News Agency (DHA) / AFP

Um forte terremoto atingiu a Turquia nesta sexta-feira (24), às 20:55 (14:55 em Brasília) segundo observatórios sismológicos locais e internacionais. O Ministério do Interior do país informou que quatro pessoas morreram e cerca de dez pessoas ficaram feridas, segundo a agência estatal turca Anadolu. O epicentro do tremor foi na província de Elazig, no leste do país.

"Equipes de busca e resgate foram enviadas à região, e ainda aguardamos novas informações", disse o ministro do Interior, Suleyman Soylu, que confirmou que houve danos a prédios.

O ministro da Defesa da Turquia, Hulusi Hakar, afirmou que "unidades do Exército estão em alerta máximo" e prontas para agir se for preciso.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) registrou magnitude 6,7, com epicentro a 4 quilômetros do distrito Doganyol e 10 quilômetros de profundidade. O departamento de desastre e emergência da Turquia inicialmente relatou que o terremoto atingiu magnitude de 6,8, mas observatórios sismológicos em Istambul revisaram o número para 6,5 em seguida.

Segundo o site Netblocks, o terremoto causou uma queda significativa de internet que está afetando as redes de telefonia em Elazig.