Esta imagem de satélite divulgada pela Maxar Technologies mostra rebocadores e dragas tentando libertar o MV Ever Given em 26 de março de 2021, no Canal de Suez.
Esta imagem de satélite divulgada pela Maxar Technologies mostra rebocadores e dragas tentando libertar o MV Ever Given em 26 de março de 2021, no Canal de Suez.| Foto: Maxar Technologies / AFP

A Autoridade do Canal de Suez (SCA, da sigla em inglês) informou neste sábado, 3, que conseguiu normalizar o tráfego no local, eliminando o congestionamento que havia se formado nos últimos dias, devido ao acidente com o navio Ever Given, que bloqueou o acesso a uma das principais hidrovias do complexo. Segundo a autoridade, desde que o cargueiro encalhou, em 23 de março, mais de 400 embarcações estavam esperando nas extremidades norte e sul da hidrovia de 120 milhas (cerca de 193 quilômetros). Agora, com a liberação desses navios, o canal retomou seu ritmo normal de operação. O acidente provocou a paralisação da hidrovia e trouxe dificuldades para as linhas de abastecimento global nos últimos 12 dias. A liberação do Ever Given aconteceu apenas em 29 de março, quando uma maré alta de primavera ajudou a soltar o navio.