Polícia ucraniana e militares da Guarda Nacional participam de um exercício perto da vila de Kalanchak, no distrito de Skadovsk, na área de Kherson, sul da Ucrânia.
Polícia ucraniana e militares da Guarda Nacional participam de um exercício perto da vila de Kalanchak, no distrito de Skadovsk, na área de Kherson, sul da Ucrânia.| Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUK

O prefeito da cidade ucraniana de Kherson, Ihor Kolykhaiev, disse nesta quarta-feira (2) que a Rússia tomou o controle do município. Segundo publicou o mandatário em seu perfil no Facebook, os habitantes de Kherson devem agora cumprir as instruções de "pessoas armadas que vieram para a administração da cidade".

"Não temos Forças Armadas na cidade, apenas civis e pessoas que querem VIVER aqui!", publicou Kolykhaiev. De acordo com o comunicado do prefeito, existem novas regras na cidade, que incluem toque de recolher, restrições ao transporte e limite de pedestres nas ruas.

Kherson é uma cidade estrategicamente importante, localizada em uma enseada do Mar Negro, e com uma população de cerca de 300 mil habitantes. Na publicação, o prefeito afirma que as forças ucranianas partiram do município.

Em entrevista concedida ao veículo New York Times, Kolykhaiev também afirmou que um grupo de cerca de 10 oficiais russos armados, incluindo seu comandante, invadiu o prédio da prefeitura nesta quarta.

Com informações da CNN.