Presidente dos EUA, Donald Trump, e presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan
Presidente dos EUA, Donald Trump, e presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan| Foto: Gianluigi GUERCIA, Brendan Smialowski / AFP / POOL

Após a Casa Branca anunciar a retirada das tropas americanas do norte da Síria, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (7) que destruirá a economia da Turquia se o país de Recep Tayyp Erdogan fizer algo que ele "considere estar fora dos limites", referindo-se se a uma planejada ofensiva militar da Turquia contra os curdos no norte da Síria. "Se a Turquia fizer algo que eu, em minha grande e inigualável sabedoria, considere estar fora dos limites, destruirei e obliterarei totalmente a economia da Turquia (já fiz isso antes!)".

Em um uma série de tuítes Trump sugeriu também que os Estados Unidos estavam carregando muito do fardo - e do custo - de combater o Estado Islâmico na Síria. "É hora de sairmos dessas ridículas guerras sem fim, muitas delas tribais, e levar nossos soldados para casa. Lutaremos onde é para o nosso benefício, e somente lutaremos para vencer", tuitou.