trump nomeação
| Foto: Brendan Smialowski/AFP

O presidente Donald Trump nomeará Amy Coney Barrett, juíza federal de Chicago, para a Suprema Corte, segundo fontes ouvidas pela Fox News. O anúncio deve acontecer em um evento na Casa Branca neste sábado (26).

A juíza de 48 anos seria a mais nova ministra indicada para um lugar na Suprema Corte dos Estados Unidos. Ela é conservadora e uma católica devota. A posição dela em relação ao aborto, por exemplo, é muito clara. “A vida começa na concepção”, escreveu ela em 2013.

A idade também joga a seu favor se o plano de Trump e dos Republicanos for ter uma mulher conservadora durante décadas no tribunal – nos EUA, diferentemente do que ocorre no Brasil, quando os magistrados são obrigados a se aposentar aos 75 anos, o cargo na Suprema Corte é vitalício e o juiz só se aposenta se desejar.

Desde que assumiu a presidência dos EUA, em janeiro de 2017, Trump já indicou dois nomes para a Suprema Corte: Neil Gorsuch e Brett Kavanaugh. As nomeações para a Suprema Corte exigem confirmação do Senado, onde os republicanos detêm 53 dos 100 assentos.