Trump assina orçamento para dois dias e Congresso negocia pacote neste fim de semana
O presidente norte-americano Donald Trump| Foto: Mandel Ngan/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou na noite de sexta-feira (18) uma lei aprovada no mesmo dia pelo Congresso a fim de garantir os gastos públicos por um período de dois dias, o que evitou uma paralisação parcial ("shutdown") das atividades do serviço público federal no país. Agora, líderes no Legislativo americano devem negociar neste fim de semana um pacote fiscal para apoiar a economia diante do choque da Covid-19.

Nas conversas sobre o tema, negociadores tentaram, na sexta-feira, aproximar diferenças em alguns pontos, como os poderes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para realizar empréstimos emergenciais. Os congressistas têm dito que se aproximam de um acordo. Na noite de sexta-feira, o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, disse que o diálogo continua a avançar, mas também que "ainda não chegamos lá".

Líder da maioria democrata na Câmara dos Representantes, Steny Hoyer comentou no fim do dia que um possível acordo poderia surgir na tarde do domingo. Mesmo se os negociadores fecharem a questão logo, Hoyer lembrou que ainda será necessário algum tempo para escrever o texto do projeto de lei. A Casa Branca tem pressionado por uma solução e o presidente Donald Trump está particularmente interessado em garantir uma nova rodada de pagamentos diretos aos americanos, disseram legisladores republicanos.