Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Onda de protestos

Trump denuncia “esforços estrangeiros para minar instituições” no Chile

Manifestantes com bandeira Mapuche em protesto em Santiago, Chile, 28 de outubro de 2019 (Foto: Martin BERNETTI / AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ligou para o presidente do Chile, Sebastián Piñera, na quinta-feira (30) para "expressar apoio" à decisão de cancelar a conferência do clima da ONU e a cúpula comercial da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) em meio aos protestos no país, disse Judd Deere, porta-voz da Casa Branca.

"Os Estados Unidos estão com o Chile, um importante aliado, em seu esforço para restaurar pacificamente a ordem nacional. O presidente Trump denunciou os esforços estrangeiros para minar as instituições, a democracia ou a sociedade do Chile", afirmou Deere pelo Twitter, sem identificar as nações que estariam interferindo no país latino-americano.

Uma autoridade do Departamento de Estado americano falou nesta quinta-feira à agência AFP, sob condição de anonimato, e acusou a Rússia de aproveitar o debate no Chile e "distorcê-lo por meio do uso e abuso das redes sociais".

Na semana passada, o encarregado do Departamento do Estado para a América Latina, Michael Kozak, disse em entrevista à agência de notícias Efe que os EUA identificaram "contas falsas", procedentes da Rússia que buscavam semear discórdia nas redes sociais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.