O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Turquia, Recep Erdogan| Foto: GIANLUIGI GUERCIA, BRENDAN SMIALOWSKI / AFP / POOL

O presidente americano Donald Trump enviou uma carta ao presidente turco Recep Erdogan no dia 9 de outubro, em que o alerta: "Não banque o durão. Não seja tolo!". Trump disse ainda que a História "lembrará de você favoravelmente se você fizer isso da maneira certa e humana", em referência à resposta da Turquia à retirada das tropas americanas da Síria.

Uma cópia da mensagem, que teria sido enviada durante o início da ofensiva militar turca contra o nordeste da Síria, foi obtida nesta quarta-feira (16) pela jornalista Trish Regan, âncora do canal americano Fox Business. A veracidade da carta foi confirmada à imprensa americana pela Casa Branca, que busca controlar os danos políticos após a decisão do governo americano de retirar as suas forças do norte da Síria.

"Vamos fazer um bom acordo!", diz Trump no começo da mensagem. "Você não quer ser o responsável por massacrar milhares de pessoas, e eu não quero ser o responsável por destruir a economia da Turquia - o que farei."

"Eu trabalhei duro para resolver alguns de seus problemas. Não decepcione o mundo. Você pode fazer um grande negócio. O General Mazloum está disposto a negociar com você, e está disposto a fazer concessões que eles nunca fizeram no passado. Estou anexando confidencialmente uma cópia da carta dele para mim, acabei de receber", continua.

"A História lembrará de você favoravelmente se você fizer isso da maneira certa e humana. A História olhará para você para sempre como o demônio se boas coisas não acontecerem. Não banque o durão. Não seja tolo!"