Veículos militares durante retirada de forças dos EUA de base na cidade de Tal Tamr, no  norte da Síria, 20 de outubro de 2019
Veículos militares durante retirada de forças dos EUA de base na cidade de Tal Tamr, no norte da Síria, 20 de outubro de 2019| Foto: Delil SOULEIMAN / AFP

O Secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou que o presidente Donald Trump está "totalmente preparado" para uma ação militar contra a Turquia, caso seja necessário. O governo Trump tem sido duramente criticado pela retirada das tropas americanas da fronteira da Síria com a Turquia, permitindo um massacre de curdos, considerados uma milícia pelo governo turco.

Em entrevista à rede de televisão CNBC, Pompeo disse que o governo Trump "prefere a paz do que a guerra", mas não teria problema em iniciar uma ação militar, caso o governo turco não cumpra com acordo de cessar-fogo na região. Pompeo ponderou que, antes de qualquer ação militar, serão impostas as medidas diplomáticas e econômicas já apresentadas pelos EUA.

Mais cedo, também em entrevista à CNBC, Mike Pompeo falou sobre a relação comercial EUA-China, dizendo ser "completamente inapropriado" o governo chinês retaliar empresas americanas por comentários de funcionários sobre os protestos pró-democracia em Hong Kong. "Encorajamos todas as empresas a dar uma boa olhada para garantir a reciprocidade que o presidente Trump exigiu da China", disse o secretário de Estado americano.