Trump e DeSantis
Donald Trump (em 2020), ex-presidente dos Estados Unidos, e Ron DeSantis (2022), atual governador da Flórida.| Foto: EFE/Giorgio Viera

O ex-presidente americano Donald Trump está 17 pontos percentuais à frente do governador da Flórida, Ron DeSantis, e 40 acima do ex-vice-presidente Mike Pence em uma pesquisa de intenção de voto para as eleições primárias republicanas divulgada nesta quarta-feira (18).

A pesquisa realizada pela empresa Morning Consult entre possíveis eleitores republicanos revela que Trump, até agora o único candidato que oficializou as intenções eleitorais para 2024, seria com 48% de apoio o melhor colocado se as eleições para a indicação do Partido Republicano fossem realizadas agora.

DeSantis, que deverá anunciar a sua candidatura em maio, tem 31%; Pence, 8%; a ex-congressista Liz Chenney, 3%; a ex-governadora e embaixadora na ONU Nikki Haley, 2%; e o senador Ted Cruz, 2%.

Os outros possíveis pré-candidatos, incluindo o governador do Texas, Greg Abbott, e o ex-secretário de Estado Mike Pompeo, têm 1% cada.

De acordo com a pesquisa, 77% dos entrevistados têm opiniões favoráveis sobre o ex-presidente (2017-2021). Entre os eleitores republicanos, 34% disseram ter ouvido notícias positivas de Trump, enquanto 33% relataram informações negativas.

A pesquisa foi realizada de 14 a 16 de janeiro entre 3.763 possíveis eleitores republicanos para as primárias e tem margem de erro de dois pontos percentuais.