Forças de segurança seguem trabalhando na busca de sobreviventes em Hatay, na Turquia
Forças de segurança seguem trabalhando na busca de sobreviventes em Hatay, na Turquia| Foto: EFE/EPA/MARTIN DIVISEK

Pelo menos três pessoas morreram e outras 213 ficaram feridas em dois novos terremotos de magnitude 6,4 e 5,8 na escala Richter, que atingiram a província de Hatay, na Turquia, nesta segunda-feira. A localidade é uma das onze províncias que ficaram devastadas há duas semanas por dois terremotos que mataram pelo menos 41 mil pessoas e feriram mais de 105 mil.

O anúncio foi feito pelo ministro do Interior turco, Suleyman Soylu, que advertiu para a possibilidade de haver mais pessoas presas nas ruínas dos edifícios que desmoronaram hoje. "Vamos tentar coletar mais informações sobre edifícios desabados", disse o ministro, que também informou que houve pelo menos 20 tremores secundários após os terremotos de hoje. O ministro indicou que estão sendo realizadas buscas por pessoas presas em três edifícios que desabaram.

O tremor principal ocorreu por volta das 20h04 (horário local, 14h04 de Brasília) no distrito de Defne, ao sul da cidade de Antioquia, na província de Hatay, segundo o serviço turco de emergências Afad, e o outro três minutos depois. O alerta inicial de tsunami, devido à proximidade do epicentro à costa mediterrânea, foi cancelado pouco tempo depois pelas autoridades.

O vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, disse que oito pessoas foram hospitalizadas com ferimentos e advertiu para que a população não entre nos edifícios.

Refik Eryilmaz, prefeito de Samandag, a cidade costeira próxima onde ocorreu o segundo terremoto de hoje, disse à "NTV" que vários prédios desabaram e não se sabia se havia pessoas em seu interior. Também afirmou que é possível que alguns moradores tenham se refugiado do intenso frio nos restos de edifícios danificados pelos terremotos do último dia 6, e pediu desesperadamente o envio de tendas de campanha para alojar a população.

Tanto Antioquia quanto Samandag ficaram no escuro, tornando difícil determinar se há pessoas presas nos prédios que desabaram hoje. "Há prédios desabados. As pessoas estão horrorizadas. Vejo prédios desabados, mas acho que não havia pessoas lá dentro", disse o presidente do Colégio de Arquitetos de Hatay, Mustafa Ozçelik, à emissora "HalkTV".

Suzan Sahin, uma deputada por Hatay do partido social-democrata CHP, disse à "HalkTV" que nove prédios desabaram e que certamente há vítimas, embora ela não possa especificar quantas. Já Lutfu Savas, prefeito de Antioquia, cujo centro urbano fica a dez quilômetros do epicentro, afirmou que vários prédios desabaram com pessoas dentro.

Desde o terremoto do dia 6, nenhum dos edifícios de Antioquia está habitável, mas há equipes de trabalho de remoção de entulhos que podem ter ficado presos por algum desabamento.