Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Patrimônio cultural

Turquia devolve status de mesquita à Basílica de Santa Sofia

A Basílica de Santa Sofia, em Istambul (BULENT KILIC / AFP). (Foto: AFP)

Ouça este conteúdo

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, devolveu, nesta sexta-feira (10), o status de mesquita à Basílica de Santa Sofia, localizada em Istambul, maior cidade do país. A decisão do presidente, publicada em sua conta oficial no Twitter, foi tomada a partir de um decreto assinado pelo chefe do Executivo horas após a Justiça do país anular determinação do governo turco de 1934 que tinha transformado a construção em museu. O pedido feito à Justiça foi protocolado por um grupo religioso.

Segundo a imprensa internacional, a decisão não foi bem recebida pelos cristãos ortodoxos da Turquia. Os países vizinhos também não apoiaram a ação. A ministra da Cultura da Grécia, Lina Mendoni, por exemplo, disse que “a [Basílica de] Santa Sofia, localizada em Istambul, é um monumento de toda a humanidade, independentemente de religião”. Já o ministro das Relações Exteriores do Chipre, Nikos Christodoulides, tuítou que “[o país] condena veementemente as ações da Turquia em relação à Santa Sofia, em seus esforços para distrair a opinião doméstica, e pede à Turquia que respeite suas obrigações internacionais”.

A construção foi levantada no século 6° pelo Império Bizantino para ser a catedral  Constantinopla. A basílica foi uma mesquita de 1453 a 1931, quando foi secularizada. Em fevereiro de 1935, reabriu para visitação como um museu. Com esse status, Santa Sofia recebia milhões de turistas anualmente. Agora, será reaberta ao culto muçulmano.

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.