Submarino russo navega na costa turca em fevereiro
Submarino russo navega na costa turca em fevereiro| Foto: ussian Navy diesel-electric submarine Rostov-on-Don sails in the Bosphorus direction as Black Sea in front of the Suleymaniye Mosque in Istanbul,

A Turquia fechou temporariamente o tráfego de cargueiros através do Bósforo, neste sábado (26) para recuperar e investigar um objeto flutuante sob suspeita de que poderia ser uma mina marítima procedente da costa da Ucrânia. "Na manhã de 26 de março, um navio civil comercial detectou um objeto semelhante a uma mina nas águas do Bósforo e uma equipe de submarinistas se deslocou imediatamente para o local", informou o Ministério da Defesa turco no Twitter.

O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, confirmou que se trata de uma mina, embora não tenha especificado sua origem. O objeto foi levado para uma área segura. “Uma vez que a investigação estabeleceu que era uma mina antiga, nossas equipes subaquáticas começaram a desativá-la. Discutimos o assunto tanto com as autoridades russas como com as ucranianas", disse Akar, em um vídeo divulgado por seu ministério.

Durante a operação, as autoridades fecharam o tráfego de cargueiros no Bósforo em ambas as direções, informou a emissora turca NTV, especificando que a suposta mina estava localizada no distrito de Sariyer, onde o Bósforo se conecta ao Mar Negro. Horas depois, a via marítima foi reaberta e "o tráfego marítimo continua sem incidentes", segundo Akar.

Na última segunda-feira (21), autoridades alertaram para a possibilidade de as correntes marítimas transportarem para a costa turca algumas das minas marítimas que faziam parte da defesa da cidade ucraniana de Odessa contra os ataques russos e que se acredita terem sido arrancadas das suas âncoras por uma tempestade. A Bulgária também emitiu um alerta semelhante, embora especialistas indicassem que as minas poderiam chegar apenas no fim do mês.