Soldado ucraniano monta guarda em Odessa, às margens do Mar Negro
Soldado ucraniano monta guarda em Odessa, às margens do Mar Negro| Foto: EFE/Manuel Bruque

A Ucrânia disse ter atingido e danificado seriamente o navio mais importante da frota russa do Mar Negro. O cruzador de mísseis Moskva foi alvo de mísseis Neptune, na madrugada da quinta-feira (horário local, noite de quarta no horário de Brasília), informou o chefe da administração militar regional de Odessa, Maksym Marchenko, pelo Telegram.

"Os mísseis Neptune que custodiavam o mar Negro causaram danos muito graves ao barco russo", declarou. O ataque representaria um importante revés para as forças russas, que trabalham para se reagrupar no leste da Ucrânia.

A Rússia não reconheceu o ataque, alegando um “intenso incêndio” como causa da detonação de munições na embarcação. O Ministério da Defesa do país disse, via comunicado, que embora o navio de guerra tenha "sofrido graves danos", a tripulação pôde ser evacuada.

"Como resultado do fogo que atingiu o navio de mísseis Moskva, a munição detonou, e o veículo sofreu graves danos", informou a pasta, de acordo com a agência Tass. O comunicado acrescenta que todos os membros da tripulação foram evacuados de maneira segura e que as causas do "incêndio" estão sendo investigadas.