A Ucrânia começou a evacuar a cidade de Irpin, onde cerca de 3 mil civis já receberam assistência.
A Ucrânia começou a evacuar a cidade de Irpin, onde cerca de 3 mil civis já receberam assistência.| Foto: EFE/EPA/ROMAN PILIPEY

A Ucrânia começou a evacuar a cidade de Irpin, na província de Kiev, onde cerca de 3 mil civis já receberam assistência, segundo o Serviço Estatal de Emergências do país.

A evacuação da cidade, localizada ao noroeste da capital ucraniana e que tem quase 43 mil habitantes, acontece depois de dias de intensos ataques das tropas russas e da imposição de diversos obstáculos para a passagem da população. A única saída é através de uma ponte que foi destruída. Há relatos de espera de três horas para conseguir fazer a travessia. O Serviço de Emergência do Estado presta assistência médica quando necessário.

No último domingo (6), quatro integrantes de uma família morreram enquanto saíam da cidade, quando as forças russas dispararam contra civis. Segundo o prefeito, Oleksandr Markushin, houve um total de oito mortos.

O chefe do Executivo municipal, contudo, negou que a cidade esteja totalmente ocupada pelos russos e informou que ainda estão acontecendo combates em uma parte que foi tomada. Apesar dos ataques, a polícia e o exército conseguiram retirar 200 pessoas da região de conflito, incluindo 50 crianças e um ferido, segundo o Ministério do Interior da Ucrânia.