O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso durante a guerra.| Foto: EFE/EPA/UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE/ Divulgação

Delegações da Ucrânia e da Rússia iniciaram nesta sexta-feira (01) uma nova rodada de negociações em formato de videoconferência, para buscar uma solução ao conflito entre os dois países.

Mykhailo Podoliak, um dos membros da delegação de negociação ucraniana que também é assessor do presidente do país, Volodymyr Zelensky, anunciou o início desta nova rodada de conversas. "As negociações continuam por videoconferência, com a participação de subgrupos de trabalho", afirmou, conforme informou a agência de notícias ucraniana Ukrinform.

Os últimos contatos entre os dois países ocorreram na terça-feira (29), na cidade de Istambul, sob a mediação do governo turco. Nesses contatos não foram feitos progressos para alcançar um cessar-fogo na guerra que vem devastando a Ucrânia desde 24 de fevereiro, mas Moscou prometeu reduzir sua ofensiva em Kiev e outras cidades importantes do país.

A Ucrânia pede à Rússia, entre outras coisas, que assine um tratado internacional para garantir a segurança do país no futuro, segundo as fontes. O assessor presidencial não deu mais detalhes sobre essa nova rodada de negociações entre os dois países.