A Ucrânia disse nesta terça-feira que o avanço das forças russas em algumas áreas praticamente estagnou.
A Ucrânia disse nesta terça-feira que o avanço das forças russas em algumas áreas praticamente estagnou.| Foto: EFE/EPA/RUSSIAN DEFENCE MINISTRY PRESS SERVICE

A Ucrânia disse nesta terça-feira (8) que o avanço das forças russas não só diminuiu significativamente, como em algumas áreas praticamente estagnou, segundo o assessor presidencial Oleksiy Arestovych.

Em uma mensagem de vídeo postada pelo Escritório da Presidência ucraniana no Telegram, Arestovych explicou que "as forças que continuam a avançar estão em pequenos grupos e realizam o reconhecimento, mas não representam uma grande ameaça nessas cidades".

No segundo comunicado no dia, o Comando Geral acrescentou que as forças russas continuam a ofensiva com o apoio de aeronaves e armas de alta precisão. Também disse que os russos estão concentrando esforços para tomar o controle de Kiev, Kharkiv, Chernobyl, Sumy, Mariupol, Mykolaiv, além de acesso às fronteiras administrativas das regiões (separatistas) de Donetsk e Lugansk.

"Ao mesmo tempo, ainda há sinais de prontidão da liderança militar-política da República de Belarus para uma possível participação em larga escala das Forças Armadas da República de Belarus nas hostilidades contra a Ucrânia", completa a nota.