A Ucrânia reivindicou um modelo próprio de neutralidade.
A Ucrânia reivindicou um modelo próprio de neutralidade.| Foto: EFE/EPA/Andrzej Lange

A Ucrânia reivindicou um modelo próprio de neutralidade nas negociações com a Rússia. "O modelo de neutralidade da Ucrânia só pode ser ucraniano", garantiu nesta quarta-feira (16) Mikhail Podoliak, assessor do gabinete do presidente Volodymyr Zelensky, segundo indicou a agência de notícias Interfax-Ukraine.

O representante de Kiev se referiu às declarações feitas anteriormente pelo chefe da delegação ucraniana Vladimir Medinsky, que disse estar na mesa a possibilidade da Ucrânia se tornar um estado neutro e desmilitarizado, como Áustria e Suécia.

"A Ucrânia está agora em um estado de guerra direta com a Federação Russa. Portanto, o modelo a seguir só pode ser o ucraniano e apenas sobre garantias de segurança verificadas legalmente. Não há outros modelos ou opções", completou o assessor. "Precisamos de garantias diretas e rígidas de que o céu será fechado efetivamente".

Por fim, Podoliak lembrou que o país não atacou, nem planejou atacar vizinhos, como fez a Rússia, "por isso, a Ucrânia quer ter um grupo de aliados realmente poderoso, com garantias de segurança claramente definidas".  Áustria e Suécia, citadas como modelo pela Rússia, contam com exército, mas não fazem parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).