Kimia Alizadeh, única mulher a ganhar medalha olímpica pelo Irã
Irã: única mulher a ganhar uma medalha olímpica pelo país, Kimia Alizadeh anuncia deserção e acusa governo de usar mulheres como ferramenta política| Foto: Reprodução/Instagram

Kimia Alizadeh, a única mulher a ganhar uma medalha olímpica pelo Irã, anunciou que está desertando o país. Medalha de bronze no taekwondo nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, ela usou as redes sociais no último sábado, 11, para fazer o anúncio, onde também acusa o governo de hipocrisia, injustiça e opressão a mulheres.

“Sou uma das milhões de mulheres oprimidas no Irã, com quem o país brinca há anos”, escreveu em sua conta no Instagram a atleta de 21 anos, reforçando que o governo tem usado mulheres como ferramentas políticas. A mensagem, em persa, é acompanhada por uma imagem em preto e branco durante a cerimônia de entrega da medalha no Rio em 2016. Na imagem, ela aparece enrolada na bandeira iraniana, segurando o rosto com as mãos.

A postagem aconteceu após a mídia estatal do Irã ter divulgado que ela continuaria treinamento, mas representando a Holanda depois de desertar o Irã. No Instagram, Alizadeh não confirmou a informação nem falou sobre planos para o futuro, apenas reforçou a preocupação com o esporte e com a segurança no país.