O ministro da Saúde Pública, Daniel Salinas, anunciou que o Uruguai continuará exigindo que quem não estiver vacinado faça teste antes de entrar no país
O ministro da Saúde Pública, Daniel Salinas, anunciou que o Uruguai continuará exigindo que quem não estiver vacinado faça teste antes de entrar no país| Foto: EFE/Raúl Martínez

O Uruguai encerrou nesta segunda-feira (4) a emergência sanitária que havia sido declarada em 13 de março de 2020, quando foram detectados os quatro primeiros casos de coronavírus no país.

A informação foi confirmada em uma publicação na conta no Twitter do presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, que explicou que “nos próximos dias” assinará o decreto correspondente.

O ministro da Saúde Pública, Daniel Salinas, assegurou à imprensa que a situação no país, somada à elevada percentagem de vacinados e à imunização gerada pela onda de infecções provocadas pela variante ômicron, levaram o governo a tomar esta decisão.

“É hora de fazer essa mudança qualitativa, mas absolutamente necessária para a normalização”, disse Salinas, que indicou que, entre outras coisas, será habilitada 100% da capacidade em shows fechados, embora o uso de máscaras faciais vá continuar sendo recomendado em alguns locais.

Por outro lado, o ministro destacou que o Uruguai continuará exigindo que quem não estiver vacinado faça um teste antes de entrar no país. Por fim, Salinas antecipou que nos próximos dias deixarão de ser emitidos relatórios diários sobre casos de Covid-19 e estes passarão a ser semanais.