Vice-presidente dos EUA pede anulação de processo para mudar resultado da eleição
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence| Foto: AFP

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos solicitou que a justiça rejeite um processo que visa a dar ao vice-presidente Mike Pence o poder de derrubar os resultados da eleição presidencial vencida pelo democrata Joe Biden. Na quarta-feira (6) o Congresso irá formalmente contar os votos do colégio eleitoral.

Pence, como presidente do Senado, vai supervisionar a sessão da próxima semana e declarar o vencedor da corrida à Casa Branca. Em dezembro, o colégio eleitoral consolidou a vitória de Biden por 306 a 232 votos e múltiplos esforços legais da campanha do presidente Donald Trump para questionar os resultados falharam.

O processo nomeia Pence, que tem um papel principalmente cerimonial nos procedimentos da próxima semana, e pede à justiça que anule a lei de 1887 que estabelece como o Congresso faz a contagem de votos. O texto afirma que o vice-presidente "pode exercer a autoridade exclusiva e arbítrio único para determinar quais votos eleitorais contar para um dado Estado".

Trump atribuiu a derrota nas eleições presidenciais a uma fraude eleitoral disseminada. Mas um conjunto de autoridades eleitorais e republicanos confirmaram que não houve fraude na eleição de novembro. O presidente e seus aliados entraram com cerca de 50 processos disputando os resultados da eleição e quase todos foram rejeitados ou abandonados. Ele também perdeu duas vezes na Suprema Corte.