O presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence, em foto de 22 de abril de 2020
O presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-presidente Mike Pence, em foto de 22 de abril de 2020| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, informou na terça-feira (5) ao presidente Donald Trump que não tem autoridade para bloquear a certificação da vitória de Joe Biden na eleição presidencial quando o Congresso americano se reunir nesta quarta-feira para a contagem dos votos do Colégio Eleitoral, segundo a CNN e o New York Times, que ouviram fontes ligadas ao assunto.

A conversa ocorreu durante o almoço semanal de Pence com o presidente americano, após Trump ter pressionado publicamente o seu vice a rejeitar os votos do Colégio Eleitoral que considera fraudulentos.

Pence presidirá a sessão conjunta do Congresso americano nesta quarta-feira. Em comentários à imprensa, especialistas na Constituição dos EUA disseram que, ao contrário do que Trump afirmou, o vice-presidente não tem o poder de unilateralmente descartar votos do Colégio Eleitoral e alterar o resultado da eleição presidencial, e que o seu papel no processo é basicamente cerimonial.