– Os clientes compram comida em uma mercearia com prateleiras meio vazias, em Xangai, China, 25 de março de 2022
– Os clientes compram comida em uma mercearia com prateleiras meio vazias, em Xangai, China, 25 de março de 2022| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI

Autoridades de Xangai, o centro financeiro da China e a terceira cidade mais populosa do mundo, ordenaram um lockdown em duas etapas para tentar conter a propagação de um novo surto de Covid-19, causado pela variante ômicron. Cerca de 11 milhões de habitantes que vivem na metade leste da cidade terão que permanecer em suas casas por pelo menos quatro dias a partir de segunda-feira (28).

A partir de sexta-feira (1º) será a vez da outra metade da cidade entrar em lockdown, o que afetará mais 14 milhões de pessoas. O plano das autoridades locais é fazer uma testagem em massa. Durante este período, os moradores ficarão confinados a sua vizinhança, todos os trabalhadores de atividades não essenciais terão que trabalhar de casa e o transporte público será interrompido. Apenas no sábado, Xangai registrou 2.678 casos de Covid-19, o que representou metade dos casos de Covid-19 registrados na China.