Homem com equipamento de proteção desinfeta uma rua em Xangai, neste sábado
Homem com equipamento de proteção desinfeta uma rua em Xangai, neste sábado| Foto: EFE/EPA/ALEX PLAVEVSKI

Depois de quase dois meses de linhas fechadas, Xangai reabriu uma parte do sistema de metrô neste domingo (22), mas o rígido lockdown imposto à cidade só deve terminar no próximo mês. Quatro das 20 linhas do serviço foram reabertas, além de 273 linhas de ônibus.

Segundo a agência de notícias Reuters, os trens devem funcionar em intervalos de 20 minutos, durante um número limitado de horas. Para viajar, os passageiros precisam apresentar justificativas significativas, além de portarem resultados negativos em testes de PCR realizados nas últimas 48 horas.

Uma mulher entrevistada pela Reuters, que pediu para ser identificada apenas pelo sobrenome Li, contou que ia visitar seu pai em um hospital a 8 km da parada final do trem. "Vou para o hospital do coração, mas não sei se haverá carros ou transporte quando chegar à estação ferroviária. Talvez eu tenha que caminhar até lá", disse Li.

Desde o final de março, as autoridades chinesas impuseram um lockdown em Xangai, maior cidade do país, com cerca de 25 milhões de habitantes, como parte de sua política de Covid zero. Cercas foram erguidas em vários distritos para fechar ruas e entradas de complexos de apartamentos onde casos foram registrados, transformando regiões da cidade em verdadeiras jaulas para seres humanos.